Sejam bem vindos!

Minha amiga Clese, certa vez me enviou essa mensagem, achei belíssima e resolvi compartilhar.

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Eu tento ser um exemplo de Professora!!!


Após sua visita, que tal deixar um comentário ou sugestão para a melhoria do blog?

Novidade: Agora você pode acessar o meu site e o da Escola.



https://sites.google.com/sites/aeeedvaniaas



https://sites.google.com/site/escolamunicipalvaladares/



Profª Edvania















segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atendimento Educacional Especializado


Um serviço da Educação Especial que:

Identifica,
elabora e
organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas

O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela
por que o AEE?
Porque [...] “temos direito à diferença, quando a igualdade nos descaracteriza”.
(Boaventura de Souza Santos)

Alunos com deficiência e os demais, que são público alvo da Educação Especial, precisam ser atendidos nas suas especificidades, para que
possam participar, ativamente do ensino comum
Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades

Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização

oferece tecnologia assistiva – TA

adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos,trndo em vista as necessidades específicas dos alunos,

oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades)

O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum
Para quem?
O AEE se destina a alunos com deficiência física, mental, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial e total)

Alunos com transtornos gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da Educação Especial) também podem ser atendidos por esse serviço.
Por quem?
O AEE para pessoas com deficiência

é realizado mediante a atuação de professores com conhecimentos específicos no ensino de:

LIBRAS, Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua de pessoas com surdez

Sistema Braille, sorobã, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos

Atividades de vida autônoma

Tecnologia Assistiva

Desenvolvimento de processos mentais,

Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros

Para os alunos com altas habilidades o AEE oferece programas de enriquecimento curricular, desenvolvimento de processos mentais
AEE em todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior
O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da Educação Especial, nas escolas comuns

Constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis
Quando e onde?
O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno e, PREFERENCIALMENTE, na própria escola desse aluno.

Há ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em uma outra escola próxima.

Espaços de AEE
Escola comum: salas de recursos multifuncionais

Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP

Centro Especializado

Fonte: Profª Edilene A. Ropoli 12/01/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário