Um serviço da Educação Especial que:
Identifica,
elabora e
organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas
O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela
por que o AEE?
Porque [...] “temos direito à diferença, quando a igualdade nos descaracteriza”.
(Boaventura de Souza Santos)
Alunos com deficiência e os demais, que são público alvo da Educação Especial, precisam ser atendidos nas suas especificidades, para que
possam participar, ativamente do ensino comum
Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades
Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização
oferece tecnologia assistiva – TA
adequa e produz materiais didáticos e pedagógicos,trndo em vista as necessidades específicas dos alunos,
oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades)
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum
Para quem?
O AEE se destina a alunos com deficiência física, mental, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial e total)
Alunos com transtornos gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da Educação Especial) também podem ser atendidos por esse serviço.
Por quem?
O AEE para pessoas com deficiência
é realizado mediante a atuação de professores com conhecimentos específicos no ensino de:
LIBRAS, Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua de pessoas com surdez
Sistema Braille, sorobã, orientação e mobilidade, utilização de recursos ópticos e não ópticos
Atividades de vida autônoma
Tecnologia Assistiva
Desenvolvimento de processos mentais,
Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos e outros
Para os alunos com altas habilidades o AEE oferece programas de enriquecimento curricular, desenvolvimento de processos mentais
AEE em todas as etapas e modalidades da educação básica e do ensino superior
O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público alvo da Educação Especial, nas escolas comuns
Constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, embora participar do AEE seja uma decisão do aluno e/ou de seus pais/responsáveis
Quando e onde?
O AEE é realizado no período inverso ao da classe comum freqüentada pelo aluno e, PREFERENCIALMENTE, na própria escola desse aluno.
Há ainda a possibilidade de esse atendimento acontecer em uma outra escola próxima.
Espaços de AEE
Escola comum: salas de recursos multifuncionais
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP
Centro Especializado
Fonte: Profª Edilene A. Ropoli 12/01/2009
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