O que fazer quando o auitista tem o hábito de agredi a si mesmo numa crise
Crianças, adolescentes e também adultos com autismo podem desenvolver o hábito de agredirem a si mesmos durante crises de ansiedade ou agressividade. Nem sempre é possível descobrir o que desencadeia este comportamento, e quando ele acontece algumas práticas podem ser tentadas. A primeira delas é abraçar o autista, se ele deixar, ou então envolvê-lo com um cobertor.
Não se deve dizer frases como “Não faça isso com você”, “Você vai se machucar” ou “Não bata em si mesmo”, pois expressar verbalmente o que ele está fazendo acaba chamando a atenção para a conduta, correndo-se o risco de reforçá-la. Segura as mãos também deve ser evitado.
Algumas vezes, mudar de ambiente resolve ou ameniza o problema, ao menos momentaneamente. Com o autista mais calmo, é possível tentar novamente abraçá-lo, ou então oferecer algum objeto que ele goste para ajudar a fazer com que a crise passe de vez.
Se a criança tem o hábito de morder-se, uma opção é oferecer algum objeto que ele possa morder sem machucar-se. Dessa forma, ao descarregar a tensão, a crise pode chegar ao fim sem que sua integridade física seja colocada em risco.
Texto escrito por Silvana Schultze, do bloghttp://www.meunomenai.com
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1) APOSTILA COM COLETÂNEA DE TRADUÇÕES:
ApostiladetraduesdaADEFA.doc
2) TIME MAGAZINE - JUNHO DE 2006 - POR DENTRO DA MENTE AUTISTA:
TimeMagazinejunho2006.rtf
3) O QUEBRA-CABEÇAS DO AUTISMO - MATERIAL SOBRE EDUCAÇÃO DA ASA - AUTISM SOCIETY OF AMERICA:
APOSTILAOQUEBRACABEASDOAUTISMO.pdf
4) CONSTRUINDO O NOSSO FUTURO - OUTRO MATERIAL SOBRE EDUCAÇÃO DA ASA - AUTISM SOCIETY OF AMERICA:
CONSTRUINDOONOSSOFUTURO.pdf
5) VIVENDO COM O AUTISMO - GUIA PARA CRIANÇAS TÍPICAS - MATERIAL DA ASA:
VIVENDO_COM_O_AUTISMO_-_GUIA_PARAS_C.pdf
6) VIVENDO COM O AUTISMO - IRMÃOS - MATERIAL DA ASA:
VIVENDO_COM_O_AUTISMO_-_IRMOS.pdf
7) VIVENDO COM O AUTISMO - PUBERDADE - MATERIAL DA ASA:
VIVENDO_COM_O_AUTISMO_-_PUBERDADE.pdf
8) APOSTILA: INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NO AUTISMO - DIETA: COMO E PORQUE FUNCIONA POR CLAUDIA MARCELINO:
p_q_fazer_dieta.pdf
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1) APOSTILA COM COLETÂNEA DE TRADUÇÕES:
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2) TIME MAGAZINE - JUNHO DE 2006 - POR DENTRO DA MENTE AUTISTA:
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3) O QUEBRA-CABEÇAS DO AUTISMO - MATERIAL SOBRE EDUCAÇÃO DA ASA - AUTISM SOCIETY OF AMERICA:
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4) CONSTRUINDO O NOSSO FUTURO - OUTRO MATERIAL SOBRE EDUCAÇÃO DA ASA - AUTISM SOCIETY OF AMERICA:
CONSTRUINDOONOSSOFUTURO.pdf
5) VIVENDO COM O AUTISMO - GUIA PARA CRIANÇAS TÍPICAS - MATERIAL DA ASA:
VIVENDO_COM_O_AUTISMO_-_GUIA_PARAS_C.pdf
6) VIVENDO COM O AUTISMO - IRMÃOS - MATERIAL DA ASA:
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7) VIVENDO COM O AUTISMO - PUBERDADE - MATERIAL DA ASA:
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8) APOSTILA: INTERVENÇÃO NUTRICIONAL NO AUTISMO - DIETA: COMO E PORQUE FUNCIONA POR CLAUDIA MARCELINO:
p_q_fazer_dieta.pdf
Nota Técnica nº 15 bem como a NOTA TÉCNICA Nº 24 /
2013 / MEC / SECADI / DPEE. Bom fazer a
leitura das Diretrizes Da Educação Básica bem como as seguinte leis:
• Constituição Federal de 1988
(art.208 e art.227, inciso I)
• Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n°.8.069/90 (art.5º e 2º)
• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96 (art.4º,
art.58, parágrafo 1º, 2º e 3º e art. 59)
• Plano Nacional de Educação – Lei n°. 10.172/01
• Resolução nº.009 do CME/POA de 8 de janeiro de 2006 (art. 2º e 4º).
• Resolução nº.008 do CME/POA, de14 de dezembro de 2006
• Resolução nº4, CNE/CEB, de 2 de outubro de 2009 (art. 2º, 5º, 6º, 9º, 10º e
12º).
• Resolução n.º 004 CNE/CEB de julho de 2010 (art. 29º)
• Lei nº 12.764/2012.
Decreto 7611 de 17 novembro de 2011
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